Muitas vezes montar um currículo pode ser difícil, por este motivo vamos dar algumas dicas de informações imprescindíveis que são necessárias para montar seu currículo.
O foco é: colocar no currículo apenas aquilo que é importante, primordial e indispensável para a vaga.
1 – Dados pessoais:
Nome, idade, bairro e cidade em que reside, e-mail e telefone atualizado.
Linkedin (se tiver)
Não precisa colocar RG, CPF, dados de carteira de trabalho, etc.
2 – Área de atuação
Exemplo:
Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Não coloque cargos desejados nos objetivos, deixe as opções mais abrangentes!
3. Formação
Descreva seus cursos de graduação e pós-graduação. Utilize os seguintes dados e use sempre a ordem do mais recente para o mais antigo:
Modalidade do curso
Título do curso
Instituição
Local do Curso
Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).
Previsão de conclusão
Exemplo:
Mestrado em Administração – Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR) – 2015 (previsão de conclusão em 2019)
Graduação em Economia – Fundação Getúlio Vargas (São Paulo/SP) – 2011 a 2014.
4. Qualificações
As qualificações representam, basicamente, aquilo que você está habilitado a fazer. Por exemplo:
Gestão de Pessoas: seleção de novos funcionários, desenho de plano de carreira, administração de pessoas.
Finanças: controladoria, fluxo de caixa, folha de pagamentos, relacionamento com fornecedores.
Não precisa fazer uma lista muito grande, mesmo que sejam importantes. Escolha apenas aquelas que têm a ver com a empresa onde você está concorrendo a uma vaga.
5. Experiência Profissional
Aqui devem entrar suas experiências de trabalho mais recentes e as mais relevantes. Esta lista deve ter, no máximo, cinco ou seis tópicos. A ordem deve ser sempre da mais recente para a mais antiga.(sempre colocar as datas)
Os dados que devem aparecer são:
Nome da empresa onde trabalha ou trabalhou
Período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela)
Brevíssima descrição da empresa
Último cargo ocupado ou função realizada
Descrição das suas atividades nesta empresa
Exemplo:
Cia. Gestão Integrada de Pessoas Ltda. (2011-2015)
Empresa especializada em consultoria de recursos humanos para grandes corporações.
Cargo: Gestor de contratos
Atividades: Gerenciamento e execução de contratos da empresa.
Identificação de riscos, custos e atividades envolvidas.
Desenvolvimento de relatórios de produção, com análise crítica e recomendações.
6 – Idiomas
Além de conseguir posições melhores de trabalho, e que também sejam financeiramente mais atrativas, o domínio em uma língua estrangeira, como inglês ou espanhol é um diferencial.
É importante informar seu nível de conhecimento correto para os recrutadores.
7 – tem disponibilidade para mudança
Além de conferir se seu endereço eletrônico é profissional e se os números de contato estão certos, não deixe de colocar se você tem ou não disponibilidade para viagens e/ou mudança de cidade.